Previsão é de chuvas mais intensas até maio em São Luís

Apesar do prognóstico, chuvas ainda estão abaixo da média

Segundo prognóstico do Núcleo Geoambiental (NuGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), chuvas mais intensas devem atingir São Luís até o mês de maio. Apesar da previsão,a capital maranhense continua com chuvas abaixo da média para o período. Em janeiro e fevereiro, só foram registrados 7% e 23% dos índices normais.

A média histórica do período chuvoso entre os meses de fevereiro e maio é de 1593,5 milímetros, porém, em 2014 choveu 1071,6 milímetros entre esses meses; em 2013, 1009,8 milímetros; e em 2012, 850,2 milímetros. Um dos principais responsáveis pela baixa ocorrência de chuvas é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um fenômeno meteorológico que contribui para a ocorrência de chuvas no Maranhão, principalmente no centro-norte.

Transtornos
Em São Luís, já choveu durante a madrugada da terça-feira (3). Na manhã de segunda-feira (2), a população enfrentou vários transtornos causados pelas chuvas. Na recém-inaugurada Via Expressa, que liga os bairros do Jaracati e Maranhão Novo, o asfalto cedeu em vários pontos, obrigando os motoristas a desviar.

Vários semáforos entraram em pane e pararam de funcionar na região do Renascença, próximo ao Marcus Center. Já na Curva do 90, um galho de árvore despencou em cima de uma motociclista. Apesar do susto, a jovem teve apenas escoriações.

Fonte:G1-MA