Cesta básica de São Luís aumentou R$ 3,27 em março

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta quarta-feira (08), a cesta básica do município de São Luís referente ao mês de março de 2015.

Os itens da cesta somaram R$ 262,73. Comparando com o mês anterior, fevereiro de 2015, o conjunto de gêneros alimentícios essenciais apresentou um aumento de R$ 3,27, ou seja, uma variação mensal de 1,3%. Com a variação, o valor da cesta básica acumulou um aumento de 7,9% no primeiro trimestre do ano.

A Cesta Básica, composta por 12 itens, é medida mensalmente pelo Imesc, que acompanha as variações de preço e o impacto dos itens da cesta no salário mínimo.

Em março, os produtos que apresentaram o maior aumento foram: manteiga (10,1%), óleo (5,4%), feijão (3,6%), carne (2,5%), leite (2,2%), arroz (2,0%), tomate (1,9%), açúcar (1,0%), e café (0,5%).

Os dois produtos que apresentaram redução de preço foram: farinha com redução de 12% e o pão que ficou 1,8% mais barato.

Tomando como base uma jornada de trabalho de 220 horas, no mês de março foi necessário trabalhar 73 horas e 21 minutos para obter o equivalente ao valor da Cesta Básica.

O trabalhador que ganha um salário mínimo, precisou comprometer 33,3% da sua renda para adquirir a cesta básica, de modo que 66,7% do salário mínimo ficou disponível para outras despesas.

Fonte:Suacidade.com