SINDCONSTRUCIVIL – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva

Ouça nossa rádio

Ex-presidente Lula cobra veto de Dilma a projeto de terceirização

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou da presidente Dilma Rousseff o veto ao Projeto de Lei nº 4.330/04, que regulamenta e amplia a terceirização de mão de obra no país, caso ele seja aprovado pelo Congresso. “Não deixar passar esse projeto é uma questão de honra para a classe trabalhadora”, afirmou Lula, em discurso no 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em Guarulhos (SP), na noite de terça-feira.

 

O ex-presidente disse que o governo não pode permitir que haja retrocesso nos direitos trabalhistas. E condicionou o apoio dos sindicatos e movimentos sociais a Dilma, que vem sendo duramente criticada em manifestações populares, e até ameaçada de impeachment, ao veto da proposta de terceirização. “Dilma, conte conosco para qualquer coisa, mas tente fazer o Congresso Nacional respeitar as conquistas históricas da classe trabalhadora”, afirmou. “É o mínimo que nós queremos que aconteça neste país.”

 

No discurso, Lula esgrimiu seu habitual recurso de retórica — apontar o suposto desejo das elites de sufocar a ascensão social dos mais pobres — para criticar o projeto que, segundo ele, desfigura a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), promulgada em 1943, durante a ditadura de Getúlio Vargas. “A elite brasileira nunca gostou de Getúlio, por isso o levou à morte. Não queremos que as empresas passem a utilizar mão de obra quase escrava. As conquistas dos trabalhadores vieram com muita luta. Mas, certamente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ, presidente da Câmara dos Deputados) não sabe disso”, disse ele.

 

Fonte:Imparcial.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 20 =