Saiba quais postos de combustível tem gasolina mais barata em São Luís

A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), divulgou nesta quarta-feira (20) um ranking dos postos que cobram o menor valor pelo combustível em algumas cidades do interior e na capital São Luís.

De acordo com o diretor-geral do Procon, Duarte Júnior, a pesquisa é formada por intermédio de fiscalizações realizada pelos agentes do órgão, envio de relatório semanal por parte dos empresários que exercem essa atividade, dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e, também, pelo encaminhamento de fotos realizado pelos consumidores.

No mês de fevereiro, a Justiça do Maranhão determinou que os postos baixassem os valores cobrados no diesel e na gasolina. O aumento determinado pelo governo federal era de, no máximo, R$ 0,22 para a gasolina e R$ 0,15 para o diesel.  No entanto, os postos do Maranhão estavam  com reajuste superiores a R$ 0,50, desconsiderando a recomendação do governo.

Uma ação civil pública foi ajuizada pela Rede de Defesa do Consumidor (RedCon) e 244 postos foram acionados. O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos de São Luís, determinou que os preços deveriam ser baixados imediatamente.

O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis-MA) emitiu nota de repúdio contra a decisão judicial, inédita no país. De acordo com o sindicato, foi feita uma “campanha difamatória” por órgãos oficiais e pela imprensa contra os donos de postos de combustíveis da capital.

Fonte: G1-MA