Motoristas receberão aviso sobre vencimento da CNH pelo Correio

Mais de 16 mil motoristas maranhenses com Permissão para Dirigir (PD) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) prestes a vencer começam a receber a partir desta segunda-feira (01) uma carta-alerta sobre o fim da validade dos documentos. O novo serviço, desenvolvido em parceria entre o Detran-MA e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), ajudará os motoristas a não perderem o prazo de renovação da PD e CNH. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista só pode utilizar a CNH até 30 dias após o fim da validade.

Nesta primeira fase receberão a carta-alerta os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação e Permissão para Dirigir com vencimento entre 20 de junho a 31 de julho deste ano. Essa nova facilidade do Detran-MA faz parte de um pacote de aprimoramento dos serviços oferecidos pelo órgão via Correios, que inclui ainda a entrega de documentos de habilitação (CNH) e licenciamento de veículos (CRLV) diretamente na residência do usuário.

“A carta de alerta do vencimento da CNH é uma medida simples que atende um dos maiores compromissos do governo Flávio Dino, que é o de melhorar a qualidade e eficiência dos serviços públicos prestados ao cidadão maranhense”, destaca o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes. “É um serviço muito útil ao cidadão, afinal, é comum que as pessoas não atentem para a data do vencimento da CNH. Muitas delas descobrem apenas quando são abordadas durante a fiscalização”, reforça Nunes.

No Maranhão, existem mais de 710 mil condutores de veículos habilitados. Segundo o Detran-MA, de maio a dezembro deste ano mais de 53,5 mil desses condutores precisarão renovar a Carteira de Motorista. Esquecer de renovar a CNH custa muito caro para o motorista. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com Permissão ou Carteira vencida é considerado infração gravíssima, gerando sete pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

Fonte: Imparcial.com