Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Bombeiros iniciam trabalho de prevenção nas praias e áreas de banho na capital e no interior

 
O Governo do Estado está intensificando os trabalhos de monitoramento das praias da capital e do interior com atividades do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O serviço, intitulado “Praia com Segurança”, consiste em ampliação do efetivo, rondas preventivas e orientações aos banhistas, ações que antecedem o período de férias em todo o Maranhão.
 
 
Na grande Ilha, o Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMAR), conforme orientação do Comando da Corporação, aumentou os postos móveis, devido ao aumento no movimento de pessoas na orla marítima, principalmente, nas praias da Litorânea, onde está localizada a sede do BBMAR e os postos nas Praias de São Marcos, do Meio e em São José de Ribamar.
 
 
Já em Imperatriz, com a proximidade do período oficial de veraneio nas praias do Cacau e do Meio e devido a oscilação do nível do Rio Tocantins, o 3° Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), segue com trabalho preventivo e educativo aos banhistas que fazem uso de diversas áreas de banho, ao longo do Rio Tocantins.
 
 
“Nossa preocupação é que o mês de junho, considerado o mais movimentado no Maranhão, seja tranquilo e em paz. Este trabalho é de fundamental importância, para que os turistas e os banhistas possam se divertir com segurança, por isso, o governo Flávio Dino está antecipando as ações nas praias, orientando sobre os cuidados, prevenção de acidentes, e intervenção em casos de salvamento e em afogamento. Temos, em alguns municípios e na capital maranhense, áreas de maré e banho que atraem milhares de pessoas nesta época”, salientou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto.
 
 
As guarnições prestam orientações com os cuidados ao entrar na água, observação da maré e a atenção redobrada com crianças e aos locais apropriados para banho e para o lazer, acerca do consumo de bebidas, cuidados com crianças e correnteza, além dos riscos de acidentes de afogamentos. Em casos como estes, as guarnições orientam a procurar sempre o posto de guarda-vidas mais próximo ou acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
 
 
O comandante ressaltou que a presença dos guarda-vidas contribui para diminuir o registro de ocorrências desta natureza. “Nossos levantamentos apontam que a presença dos bombeiros previne os casos de afogamentos, visto que prestamos um trabalho educativo”.
 
 
Para reforçar os trabalhos neste período, o 3º BBM iniciou o treinamento para qualificação técnico-profissional dos guarda-vidas contratados pela Superintendência Municipal de Defesa Civil do Município de Imperatriz. A atividade é resultado da parceria estabelecida entre o 3° BBM e a Defesa Civil municipal. Os treinamentos devem se estender até o dia 30 de junho.
 
 
Dicas
 
O CBMMA orienta o cidadão com algumas informações para os banhistas:
– Não entrar na água após consumir bebidas alcoólicas e comer em demasia;
– Não deixar crianças sozinhas;
– Praticar banho somente com a água no máximo na altura da cintura;
– Não ficar muito tempo exposto ao sol para evitar insolação;
– Evitar tomar banho onde tiver valas ou buracos;
– Se não souber nadar, não entrar no rio desacompanhado de uma pessoa que saiba nadar (de preferência que tenha conhecimento de salvamento aquático);
– Evitar entrada brusca em praias e rios após longa exposição ao sol, devido ao risco de choque térmico e desmaio;
– Manter-se afastado das áreas de pedras ( a pessoa pode escorregar ou ser derrubado pela correnteza).
 
Fonte: Imparcial.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezesseis =