Feriado da Independência muda rotina no comércio e bancos no MA

O feriado prolongado de Independência e aniversário de 403 anos de fundação de São Luís muda a rotina de órgãos e do comércio na capital maranhense na segunda (7) e terça-feira (8). Supermercados funcionam. Lojas estarão fechadas e o expediente em agências bancárias vai ser diferenciado em São Luís e outros municípios do Maranhão.

Em órgãos do Estado, em São Luís, não haverá expediente na segunda e terça-feira, conforme regula o Art. 3º do Decreto 30.629, de 22 de janeiro de 2015, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos da administração pública estadual. Já na capital maranhense, o feriado é estabelecido pela Lei Municipal nº 3.432, de 6 de fevereiro de 1996. Serviços essenciais funcionam em regime de plantão.

Já a Prefeitura de São Luís informa que não haverá expediente nos órgãos do poder Executivo municipal diretos e autárquicos. Serviços públicos considerados essenciais, como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros, funcionam em regime de plantão.

Comércio

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL São Luís), lojas de rua e de shoppings na capital maranhense não funcionam nos dias 7 e 8 de setembro.

No Jaracati Shopping, Rio Anil Shopping, São Luís Shopping, Shopping da Ilha, Tropical Shopping Center e Monumental Shopping, lojas e quiosques estarão fechados nos dois dias. Os cinemas funcionam de 13h à 22h. Praças de alimentação e lazer, das 12h às 22h – exceto no Tropical Shopping Center, onde os restaurantes vão permanecer fechados.

Já o Pátio Norte Shopping, em São José de Ribamar, tem lojas e quiosques fechados na segunda-feira, funcionando apenas a praça de alimentação e lazer e cinemas, das 12h às 22h. Na terça-feira, o shopping funciona normalmente.

Supermercados

De acordo com a Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), o funcionamento dos supermercados no feriado prolongado é normal, de 7h às 22h.

Bancos

Os bancos não funcionam na segunda e terça-feira em São Luís, segundo o Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA). No interior do Maranhão, assim como nos municípios da Região Metropolitana de São Luís – Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar –, o expediente volta ao normal na terça-feira.

Fonte: G1-Ma