Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Detran-MA aumenta oferta de vagas para provas de habilitação

 

A partir deste mês, o Detran vai aumentar a oferta de vagas para as provas de habilitação e passa a oferecer mensalmente 14 mil vagas para os exames teóricos e 23 mil para os exames práticos.

 

A mudança começou a valer desde ontem (5), e representa um aumento de 38% no número de vagas oferecidas atualmente. O calendário de provas também passa a ser divulgado com três meses de antecedência, a fim de diminuir a espera do usuário e agilizar o processo para a habilitação de condutores.

 

Até então, eram oferecidas, mensalmente, 8 mil vagas para as provas teóricas e 15 mil para as provas práticas, insuficientes para atender à demanda atual por Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) no Maranhão.

 

Para suprir o déficit, principalmente, em municípios do interior do Estado sem bancas examinadoras fixas, o órgão precisava deslocar bancas volantes de São Luís e Imperatriz.

 

Com as mudanças no calendário de provas, São Luís e Imperatriz tiveram o número de examinadores dobrado, e Caxias, anteriormente atendida por São Luís, ganha independência, passando a ter duas bancas examinadoras, uma fixa e outra volante.

 

“Antes, o candidato à habilitação em Caxias tinha que esperar uma banca volante, que era deslocada de São Luís para o município a cada 30 dias para aplicar as provas teóricas e práticas. Agora, o município passa a ter uma banca fixa, com exames diários”, anuncia a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes.

 

Outra mudança importante trazida pelo novo calendário, destacada por Nazaré Nunes, é a definição antecipada da data de realização dos exames nas cidades-sede das Ciretrans e nos municípios maranhenses integrados ao Sistema Nacional de Trânsito.

 

O calendário, já distribuído pelo Detran aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), apresenta toda a programação de provas, de outubro até dezembro. Essa nova sistemática, com aumento da oferta de vagas e divulgação antecipada das datas das provas, vai possibilitar aos CFCs planejar uma programação, a curto e médio prazo, dos cursos teóricos e práticos para obtenção da CNH.

 

O novo calendário de provas também atende aos critérios determinados no Termo de Ajustamento de Conduta(TAC), firmado entre o órgão e o Ministério Público Estadual. Assinado no final de agosto deste ano, o TAC impôs novas regras nas relações entre o Detran-MA e serviços credenciados, como os das clínicas e autoescolas.

 

Fonte: Suacidade.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 7 =