Divulgada lista de excedentes do programa CNH Jovem

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), divulgou uma lista extra de estudantes beneficiados este ano, pelo programa CNH Jovem.

Os novos convocados preencherão as vagas abertas após o fim do prazo de apresentação dos documentos dos dois mil contemplados, inicialmente, pelo programa. Ao todo, foram chamados 342excedentes que terão até o fim deste mês para se apresentar.

Além da nova lista de estudantes beneficiados, o Detran-MA divulgou o resultados dos pedidos de recurso administrativo. Do total de recursos apresentados, 63estudantes tiveram suas inscrições deferidas e 17 foram indeferidas (julgadas improcedentes) pela coordenação geral do programa. A listagem completa dos novos convocados e do resultado dos recursos está disponível para consulta no site www.detran.ma.gov.br/cnhjovem.

De acordo com o diretor geral do Detran-MA, Antonio Nunes, as chamadas para excedentes serão realizadas até que as duas mil vagas oferecidas este ano pelo CNH Jovem sejam completamente preenchidas. “A maior parte das vagas foi aproveitada pelos jovens contemplados. O restante não foi devido ao não atendimento aos critérios do programa. Sempre que isso ocorrer, vamos convocar os melhores classificados pela nota do Enem, dentro da lista de excedentes”

Os jovens beneficiados na chamada excedente e os que tiveram o recurso deferido têm de 19 a 30 de outubro para comparecer à sede do Detran-MA, postos de atendimento, ou em qualquer uma das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado para a fazer a abertura do cadastro no Registro Nacional de Carteira de Habilitação-Renach (confira no quadro a relação de documentos necessários).

Com o cadastro no RENACH, o estudante fica apto a iniciar o curso teórico em qualquer um dos 178 Centros de Formação de Condutores credenciados no programa e a ser submetido aos exames de avaliação psicológica e de avaliação física e mental nas clínicas médicas credenciadas pelo Detran-MA. Na abertura do RENACH, o beneficiado pelo CNH Jovem poderá optar entre as categorias A (motos), B(veículos de passeio) ou AB (conjugada moto e veículo de passeio).

CNH Jovem

O Programa CNH Jovem ofereceu, este ano, duas mil CNHs gratuitas para jovens que cursaram os três últimos anos na rede pública de ensino e que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio em 2014. Metade das vagas foi destinada aos estudantes inscritos com as melhores notas no Enem, e asoutras mil foram distribuídas por meio de sorteio realizado pela Loteria Federal.

O estudante contemplado pelo programa fica isento de custos para obter a CNH, desde os cursos teórico e prático até a emissão final da carteira de motorista.

Documentos exigidos para cadastro no RENACH:

– Original e cópias da Carteira de Identidade e do CPF (não precisa ser autenticada);

-Comprovante de residência, em nome do estudante ou de pais/responsáveis legais;

– Certidões negativas de ações civil e criminal da Justiça Estadual e Federal;

– Declaração escolar emitida pela Secretaria de Estado da Educação;

– Comprovante das notas obtidas no Enem 2014.

Fonte: Suacidade.com