Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Em tempos de crise, dicas para lidar com seu dinheiro

 

Quando o país passa por um momento de crise, a dica dos especialistas em finanças é mudar algumas posturas com relação à forma que se lida com o dinheiro. O professor de finanças da FGV, Luis Eduardo Franco de Abreu, relacionou três atitudes essenciais:

 

Livre-se das dívidas

 

Estamos com juros muito altos no cheque especial e no cartão de crédito. Se você está devendo, precisa conseguir dinheiro para quitar estas contas. Pode vender bens ou produtos, como um carro. Na internet ou grupo de Facebook fará isso com facilidade. Também pode pegar empréstimo com amigos ou familiares ou com o banco a juros bem menores. O consignado, por exemplo.

 

Controle seus gastos

 

Quem leva um tremendo susto quando vê o valor da fatura, certamente precisa rever seus hábitos de consumo. Com planejamento, pode reduzir gastos no supermercado, shopping, em restaurantes, farmácias, bares, transporte, salões de beleza. Em casa, pode reduzir gastos com serviços domésticos, telefonia, energia e água. Lembre-se, você vai cortar gastos extras para pagar suas dívidas e depois para juntar dinheiro e formar sua reserva financeira.

 

Priorize seu trabalho

 

No momento de crise, sua imagem na empresa não pode ficar ruim. “Tem gente que muda o tipo de transporte que utiliza para gastar menos e acaba chegando atrasado todos os dias. Não pode. Se você pretendia comprar roupas para se vestir melhor, a dica é: procure marcas mais baratas, mas não deixe de ajustar suas vestimentas ao ambiente em que está trabalhando. E deixar de fazer um curso importante para economizar? Esta decisão é a pior. Funcionário preparado é o mais preservado nas empresas na hora das demissões”, diz o professor.

 

Fonte: Imirante.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =