SINDCONSTRUCIVIL e SINICON fecham reajuste salarial da Construção Pesada 2015/2016

Após rodadas de negociação, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA, fechou o reajuste salarial com o SINICON (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada).

O SINDCONSTRUCIVIL lançou inicialmente contra-proposta de 11,5% (onze virgula cinco por cento) sobre os pisos vigentes em outubro de 2015 e cesta básica no valor de R$ 230,00 (Duzentos e trinta reais). O SINICON contrapropôs reajuste de 9,70% (nove vírgula setenta por cento) sobre os pisos e cesta básica no valor de R$ 195,00 (Cento e noventa e cinco reais) e 5% (Cinco por cento) para quem ganha valores acima de R$ 6.000,00 (Seis mil reais).

Em discussão, as partes resolveram fechar a Convenção Coletiva de Trabalho nas Cláusulas Econômicas da seguinte forma: 10,5% (dez vírgula cinco por cento) sobre os pisos vigentes em outubro de 2015 para os trabalhadores que ganham até o valor de R$ 4.000,00 (Quatro mil reais) e para os trabalhadores que ganham salários superiores a R$ 4.000,00 (Quatro mil reais), o percentual de aumento será de 6% (seis por cento) sobre os pisos de outubro de 2015 e o valor de R$ 200,00 (Duzentos reais na Cesta Básica).

Ainda na negociação, foi incluído a função de Operador de Máquina de Plataforma Elevatória para Qualificado 1 – na Cláusula Terceira do Piso Salarial. Foi estabelecida a retificação das Cláusulas 14ª e 15ª da CCT, para na 14ª letra "a" alterar a frase de "dotados de" para "independente de possuírem" e a 15ª subtrair a frase " ou o equivalente em ticket alimentação".

O próximo passo será tomar as providências imediatas para a alimentação do Sistema Mediador do MTE e imediata homoçogação da mesma.