Uso de celular no trabalho pode dar demissão

Divulgação

Muitas pessoas não sabem, mas usar o celular no ambiente de trabalho, pode dar demissão por justa causa. A Justiça do Trabalho já entende que as empresas podem demitir o empregado que faz uso indiscriminado do aparelho e de aplicativos, como WhatsApp. A demissão por justa causa além de sujar o nome do profissional, retira do funcionário vários direitos trabalhistas, incluindo a multa do Fundo de Garantia.

O uso do celular durante o trabalho é um tema que sempre gera polemica, princialmente agora que planos de telefonia movel estão mais acessíveis, com isso as empresas não conseguem controlar que usa ou não a internet pelo celular. Hoje não existe regulamentação legal que proíba o WhatsApp nas empresas, mas as empresas podem criar regras próprias, como limitar o uso no horário de almoço ou mesmo proibir o uso. “Se, por um lado, o empregador disponibiliza ao empregado uma linha telefônica na qual ele pode receber ligações e se comunicar fora de seu ambiente trabalho, é lícito, por outro, proibir o uso de celulares dentro, ou mesmo exigir que sejam desligados enquanto exercem suas atividades profissionais dentro do ambiente de trabalho”, explica o advogado Ruy Teixeira.

Para a justiça, os patrões têm respaldo legal para restringir ou mesmo proibir o uso de aparelhos principalmente se o local de trabalho está sujeito a riscos de acidente. Como ocorreu com uma mulher que teve a mão esmagada por uma prenseira ao tentar pegar o celular que deixou cair no equipamento.

E as demissões por justa causa devido ao uso de celular, já começou, um operador de telemarketing teve a demissão por justa causa mantida por insubordinação e indisciplina ao usar o celular no trabalho, algo que era proibido.

Para evitar esse tipo de problema o recomendável é moderação e bom senso, pois se a empresa perceber o uso excessivo no WhatsApp ou nas redes sociais, pode pegar mal e prejudicar sua produtividade, com isso a empresa pode te despedir, mesmo que não seja por justa causa, arrumar um emprego novo esta muito difícil.

Fonte: R7