SINDCONSTRUCIVIL – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva

Ouça nossa rádio

Dicas da Obra. Como aplicar mantas termoacústicas em paredes de drywall

Como aplicar mantas termoacústicas em paredes de drywallDivulgação

 

As paredes de drywall são versáteis, assumindo configurações variadas para atender a diferentes ambientes. Um exemplo é utilizar vedação desse tipo para garantir a qualidade termoacústica de edificações.

 

Para isso, é necessária a instalação de isolantes térmicos entre as chapas de gesso. Para os parâmetros de desempenho e recomendações de projeto e instalação devem ser consideradas as normas NBR 15.575:2013 Edificações Habitacionais – Desempenho e NBR 15.758:2009 Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall – Projeto e Procedimentos Executivos para Montagem.

 

Os componentes de isolamento interno de paredes de drywall podem ser feitos de material fibroso, como é o caso da lã de vidro, lã cerâmica e lã de rocha (esta última recomendada quando há necessidade especial de proteção contra fogo). Ainda existem os compo nentes sintéticos, como espumas rígidas e placas de poliestireno expandido, e por fim os granulados.

 

No passo a passo a seguir é demonstrada a instalação de manta de material fibroso, que aumenta o desempenho térmico e acústico das paredes de gesso. O essencial é ter precisão nas transferências de medidas e fixar corretamente as mantas entre as placas de gesso, garantindo a total eficiência do sistema de isolamento.

 

Fonte: Equipe de Obra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 1 =