SINDCONSTRUCIVIL-MA desmascara sindicato fantasma em Tutóia sem legalidade para representar trabalhadores

Aproveitando a oportunidade da Blitz Sindical no dia 18 de Agosto, no interior de Tutóia no Maranhão, o Sindconstrucivil-MA (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Construção Pesada de São Luís e mais 39 municípios do Estado do Maranhão) identificou bem na entrada da cidade, uma placa de um suposto Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Tutóia com o nome da Feticema – Federação dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário do Estado do Maranhão.

O Presidente do Sindconstrucivil-MA, o Sr. Humberto França Mendes, procurou os responsáveis por este suposto sindicato dos trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Tutóia que afirmaram ter o apoio da Feticema. No entanto, o Presidente da Feticema, o Sr. Francisco das Chagas Viana, afirmou não ter dado nenhuma autorização para a criação deste sindicato. Até mesmo porque este, não é filiado à Federação. Apenas o Sindconstrucivil-MA que é o Sindicato de fato e de direito dos Trabalhadores da Construção Civil, Construção Pesada e do Mobiliário de Tutóia, assim como em mais 39 municípios do Estado do Maranhão incluindo a capital São Luís que possui 75 anos de existência de luta e trabalho.

O suposto sindicato, segundo informações de alguns operários, estaria visitando obras na cidade de Tutóia, obrigando os trabalhadores a se filiarem. Alegando ser o representante legal deles. Porém, na realidade este sindicato não existe legalmente e não pode atuar. O Sindconstrucivil-MA é o único que tem legalidade para fiscalizar obras dentro de Tutóia.

Os trabalhadores da Construção Civil e Construção Pesada de Tutóia foram visitados pelo Sindconstrucivil-MA e  convidados para uma reunião que será marcada em breve, com a presença da Diretoria do Sindconstrucivil-MA e do Presidente da Feticema, o Sr. Francisco das Chagas Viana, para esclarecer e confirmar a legalidade do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Construção Pesada de São Luís na cidade de Tutóia e mais 39 municípios do Estado. E também para desmascarar qualquer grupo que por interesses políticos e demais fins próprios queiram ludibriar os trabalhadores.

O Presidente do Sindconstrucivil-MA, Sr. Humberto França Mendes afirma a todos os trabalhadores de Tutóia que não ficarão desamparados.  E também não irá aceitar em nenhum momento que sindicatos fantasmas tirem proveito em cima dos trabalhadores.