SINDCONSTRUCIVIL-MA fiscaliza obras e atende trabalhadores da Construção Civil e Construção Pesada

O Sindconstrucivil-MA (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Construção Pesada de São Luís e mais 39 municípios do Estado do Maranhão) esteve no dia (24) fiscalizando diversas empresas dentro da Capital.

O Primeiro Secretário, Jorge Luís Mendes, o Diretor Social, Lauro dos Inocentes Filho e o Diretor de Arquivos e Memória, José dos Santos Ferreira, iniciaram os trabalhos pela manhã.

A primeira empresa a ser fiscalizada foi a Gomes Sodré Engenharia Ltda que está realizando a obra de Urbanização, Manutenção e Revitalização do Mercado do Peixe na Beira Mar. Obra com recursos do Governo do Estado do Maranhão.

Nesta obra os trabalhadores estão com as Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinadas, porém, há vários operários com os Equipamentos de Proteção Individual inadequados: sem capacete, sem botas, sem protetor auricular e etc. A direção desta empresa foi orientada a corrigir urgentemente as irregularidades.

Depois os dirigentes sindicais estiveram na UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) onde foi encontrada a empresa KLN Engenharia que está realizando a Construção do Laboratório Multiusuário destinado a Pós- Graduação da UEMA.Obra com recursos do Governo do Estado do Maranhão.

Nesta obra os trabalhadores estão com carteiras assinadas, porém, existe uma minoria que está trabalhando há poucos dias por diária e por vontade própria. O Sindicato orientou os responsáveis pela empresa para acertar com estes trabalhadores da maneira legal, já que a obra será entregue na sexta-feira (27).

A empresa MS Pinto Engenharia também está operando dentro da UEMA, os trabalhadores estão com as CTPS assinadas, o Sindicato orientou estes trabalhadores e deixou as Convenções Coletivas da Categoria da Construção Pesada com eles.

Logo após, estiveram na Cidade Olímpica onde conversaram e preencheram a ficha de sindicalização dos trabalhadores das terceirizadas da Edeconsil: LB Construções, Construserv e Âncora Engenharia.

Todos os trabalhadores estão com as CTPS assinadas, com EPI adequados e com salários em dias.

Os próprios trabalhadores decidiram se sindicalizar através da ficha de sindicalização e garantir seus direitos junto ao Sindicato.

Confira mais imagens na Galeria de Fotos