SINDCONSTRUCIVIL-MA participa de reunião na Superintendência Regional do Trabalho
Reunião aconteceu na Superintendência do Regional Trabalho
O Sindconstrucivil-MA através do seu Presidente Humberto França Mendes e do 1° Secretário Geral Jorge Luiz Mendes participam de reunião na Superintendência Regional do Trabalho/ Maranhão SRTb/MA, para tratar de assuntos como a CTPS Digital e o Seguro-Desemprego Web.
Presidente Humberto França Mendes e o Primeiro Secretário Jorge Luis Mendes
Seguro Desemprego
O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art.7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente. O Portal Emprega Brasil está sendo construído para facilitar o acesso do trabalhador a esse benefício.
Atualmente para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. O atendimento leva aproximadamente 15 minutos. Apenas depois de comparecer ao Sine, começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.
Com a mudança que irá ocorrer a partir de 21 de novembro, assim que receber a documentação para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador poderá fazer o pedido imediatamente pela internet, por onde ele já irá preencher o formulário que hoje é respondido no Sine. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento.
O trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sine pessoalmente (procedimento necessário para evitar fraudes). Mas o atendimento deve ser mais rápido já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral que já terá sido feito pelo computador.
Como vai funcionar
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O passo a passo explicativo de como solicitar o benefício Seguro-Desempego pela internet está disponível .
CTPS Digital
A Carteira de Trabalho Digital pode ser instalada em Smartphones com sistema operacional Android e iOS e funcionará como uma extensão do documento físico.
Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br.
No ambiente do Acesso.gov.br, você deverá informar seus dados pessoais: CPF, Nome Completo, Telefone Celular para receber SMS e e-mail. Estas informações serão validadas nas bases de Governo.