Blitz Sindical do SINDCONSTRUCIVIL-MA percorre obras pela Região Metropolitana

A blitz sindical iniciou no canteiro de obra do Consórcio WR onde a empresa Multi Construções é uma terceirizada. Neste canteiro localizado na estrada da Maioba (MA-202) próximo ao Cidade Verde em Paço do Lumiar, está sendo construído um conjunto residencial. Lá os trabalhadores estão de forma clandestina: sem equipamentos de segurança e sem carteiras de trabalho assinada. Todos os trabalhadores autorizaram a representação legal do Sindconstrucivil-MA por meio da sindicalização. Os dados do Consórcio WR serão localizados para notificar a empresa para que ela venha cumprir a convenção coletiva de trabalho da categoria.

A blitz sindical também passou no bairro Cohab Anil na rua Bom Jesus, onde está sendo construído um edifício em que os operários  afirmam estar trabalhando para a empresa Marvitte Maranhão Vidros Temperados. Lá os mesmos estão sem carteiras assinadas e não possuem a mínima condição de trabalho. Esta  empresa será notificada para regularizar a situação destes trabalhadores.

A comissão sindical também esteve nas obras de reformas dos mercados da Cohab, Anil e Santo Antônio. Estas reformas estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Luís com o projeto São Luís em Obras. A empresa responsável por este serviço é a Agrasty Construções Ltda. Nestas obras os trabalhadores estão de forma regular: carteiras assinadas, recebem o piso da categoria, uniformizados e com equipamentos de segurança. Alguns trabalhadores não estavam sindicalizados e foi realizada a sindicalização destes.

As únicas questões a serem sanadas são: fornecer mais um uniforme e disponibilizar o contracheque, pois  a convenção coletiva de trabalho assegura esses direitos aos trabalhadores. Como a Agrasty Construções Ltda tem um bom diálogo com o sindicato, essas questões certamente serão resolvidas através de uma notificação orientadora. Alguns poucos trabalhadores na Agrasty estavam sem a carteira de trabalho assinadas. O sindicato notificará a empresa para regularizar esta questão.

O Sindconstrucivil ainda passará nas demais obras de reformas dos mercados para verificar a situação dos trabalhadores.

Fechando o dia, a blitz sindical passou na Estrada da Vitória no bairro Santo Antônio onde a empresa Enciza Engenharia Ltda está fazendo o serviço de recapeamento asfáltico. Os trabalhadores afirmam estarem prestando serviço para uma terceirizada da Enciza. Eles estão totalmente irregulares: sem carteiras de trabalho assinadas, sem fardamento e equipamentos de segurança e sem a mínima condição de trabalho. Será feito uma busca para identificar o nome da empresa terceirizada para a mesma ser notificada. Caso não encontrada, a Enciza será responsabilizada mediante uma notificação punidora junto aos órgãos do trabalho.