SINDCONSTRUCIVIL-MA vai até a Funisole conversar com os trabalhadores sobre o Acordo Coletivo de Trabalho

O Sindconstrucivil-MA (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada, Montagem e Manutenção Industrial) realizou ontem, 4 de setembro, uma visita junto aos trabalhadores da empresa Funisole Serviços de Manutenção e Usinagem, CNPJ: 00.771.284/0001-10 que presta serviço dentro da área da Eneva. A visita teve como objetivo, conversar com os trabalhadores acerca do Acordo Coletivo de Trabalho que vem sendo negociado com a empresa, que estava pagando aos seus trabalhadores o piso salarial da categoria da Construção Civil “Leve” (uma linguagem muito utilizada pelas empresas, porém, que não concordamos porque nenhum trabalho da Construção Civil é leve).

É importante destacar que a empresa não está trabalhando no momento com obra de alvenaria e sim, com serviço de montagem e manutenção industrial, neste sentido, de acordo com a nova legislação trabalhista, a empresa pode optar por cumprir com a convenção coletiva de trabalho correta da categoria (que no caso, é da Construção Pesada) ou firmar um acordo coletivo individual com seus trabalhadores.

Com muito diálogo, chegamos a um entendimento com a empresa e seus trabalhadores, porém, é necessário a prévia e expressa vontade dos trabalhadores por meio da sindicalização, autorizando o Sindicato para assinar e homologar o acordo. A maioria dos trabalhadores autorizou e aqueles que não autorizaram, ficaram de passar na sede do Sindicato para autorizar.

Após os feriados de 7 e 8 de setembro: 7 (Independência do Brasil, feriado nacional) e 8 (Aniversário da cidade de São Luís, feriado municipal) estaremos trabalhando intensivamente para assinar o acordo coletivo para que possa ser homologado pelo Ministério da Economia e Trabalho, afim de que as partes envolvidas nesta negociação saíam satisfeitas.

Presentes na visita sindical: Presidente, Humberto Franças Mendes; 1º Secretário, Jorge Luís Mendes; Diretor Social, Lauro dos Inocentes Filho e a funcionária, Jeane Amorim.