Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindconstrucivil-MA fiscaliza e orienta trabalhadores da empresa Alfa Engenharia

O Sindconstrucivil-MA esteve no canteiro de obra da empresa Alfa Engenharia na Av. Dr. Jackson Lago no bairro da Ponta d`Areia no Empreendimento Amiral. Nesta obra, também está operando a empresa Rolim Machado São Luis Estruturas de Concreto. Na ocasião os trabalhadores foram sindicalizados e informados sobre os benefícios do sindicato e demais assuntos de interesse da categoria. Presentes na ação: Vice presidente Irineu Mendes, diretor social Lauro dos Inocentes Filho e a funcionária Jeane Amorim.

Por que se sindicalizar?

Sindicalizar-se é importante porque proporciona aos trabalhadores uma forma eficaz de defender seus direitos e interesses no ambiente de trabalho. Ao se sindicalizar, os trabalhadores se unem a um sindicato, que atua como um representante coletivo, negociando em seu nome com os empregadores e o governo. Aqui estão algumas razões para se sindicalizar:

1. Negociação de Condições de Trabalho: Os sindicatos negociam em prol dos trabalhadores para obter salários justos, benefícios, melhores condições de trabalho e horários razoáveis.

2. Proteção Legal: Os sindicatos fornecem informações sobre direitos trabalhistas e podem ajudar a garantir que os empregadores cumpram as leis trabalhistas.

3. Solidariedade e Apoio: A sindicalização promove a solidariedade entre os trabalhadores, fornecendo apoio mútuo em questões trabalhistas, incluindo situações de conflito no trabalho.

4. Participação Política: Os sindicatos muitas vezes se envolvem em atividades políticas e sociais em defesa dos interesses dos trabalhadores.

5. Treinamento e Educação: Muitos sindicatos oferecem programas de treinamento e educação para ajudar os membros a desenvolver habilidades e avançar em suas carreiras.

6. Proteção contra Retaliação: A filiação a um sindicato pode fornecer proteção contra retaliação por parte do empregador, pois há uma estrutura organizacional para defender os direitos dos trabalhadores.

Em resumo, sindicalizar-se é uma maneira de os trabalhadores se unirem para alcançar melhores condições de trabalho, proteger seus direitos e ter uma voz coletiva nas questões relacionadas ao emprego.