Rodoviários aceitam reajuste e greve é suspensa

Em reunião realizada na tarde de ontem, (26), entre o Sindicato dos Rodoviários e o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) na sede do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), foi decidido que haverá um reajuste de 8,5% e terão direito a um plano odontológico  para a classe dos rodoviários.

O novo benefício deverá ser  implantado pelo sindicato de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016 para finalizar o acordo histórico.

Para o procurador do trabalho responsável pelo caso, Marcos Rosa, a população não deve ser prejudicada com as ameaças de greves. “Nossa preocupação era evitar que uma greve fosse desencadeada, prejudicando a população. A audiência foi muito produtiva e o acordo veio em um tempo menor do que havíamos previsto”, ressaltou Marcos Rosa.

Sobre um possível aumento nas tarifas de passagens, o procurador esclareceu que o MPT-MA não possui atribuições para tratar de reajuste de tarifas. “Este assunto é estranho às relações trabalhistas. Nossa audiência tratou exclusivamente do aditivo à Convenção Coletiva. Caberá ao SET e aos poderes concedentes [prefeitura de São Luís e Governo do Estado] discutirem esse tema em reunião particular”.

Essa foi a segunda reunião para tratar do assunto, a primeira audiência ocorreu na quarta-feira (25), na qual foram apresentadas as propostas dos dois sindicatos e a do procurador Marcos Rosa.

Fonte:Imparcial.com