Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

População de São Luis vive surto de Zika Vírus

 

É cada vez maior a quantidade de pessoas que lotam os setores de urgência e emergência dos hospitais de São Luís apresentando um quadro clínico como febre, manchas avermelhadas e dores corpo, o que indica que possivelmente elas foram infectadas com o zika vírus, uma nova virose que chegou recentemente ao Brasil, vinda da África, e foi diagnosticada em várias pessoas. Os sintomas da doença são parecidos com os da dengue e da febre chikungunya, mas se manifestam de forma mais branda.

 

Essa nova virose também é transmitida por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável pela transmissão das outras duas doenças. Os sintomas da febre zika, causada por esse novo vírus, são febre baixa; hiperemia conjuntival (olhos vermelhos); dor na cabeça; costas e nas articulações; erupção cutânea com pontos vermelhos ou brancos espalhados pelo corpo e ainda coceira.

 

Surto – Hoje a capital maranhense passa por um surto dessa doença, que tem uma evolução benigna. Apesar de ela não ser considerada grave, a virose está sendo responsável por levar muitas pessoas para unidades de saúde na capital por causa dos desconfortos que o zika vírus causa a elas.

 

No Hospital São Domingos, nos últimos 60 dias, houve uma elevação de 30% a 40% no atendimento do setor de emergência da unidade de saúde e grande parte das pessoas apresentou sintomas que são característicos da febre zika. Também está sendo registrado o aumento na quantidade de atendimentos em prontos socorros da capital e em outros hospitais particulares e públicos, por causa dessa nova enfermidade.

 

"Para a dengue, existe um exame específico para fazer o diagnóstico, enquanto para a zika ainda não tem", disse o médico Luiz Ângelo de Viveiro Souza, responsável pelo setor de emergência da unidade de saúde.

 

Fonte: O Estado do Maranhão

Textos, fotos, artes e vídeos do Imirante.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo. Para compartilhar esse conteúdo, por favor enviar um e-mail para: imirante@mirante.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + oito =