Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Saiba o motivo do feriado de Adesão do Maranhão à Independência

 

No dia 7 de setembro de 1822, o imperador Dom Pedro I, com o conhecido “Grito do Ipiranga”, proclamou definitivamente a Independência do Brasil.Curioso é o fato do Maranhão só ter aderido à Independência praticamente um ano depois, ou seja: em 28 de julho de 1823, mesmo assim com a resistências dos comerciantes portuguesas os quais mantinham grandes ligações com a coroa da Metrópole.

 

Mas as tropas de Portugal depois de cercadas por terra e mar, acabaram por se render, e o Maranhão, a partir de 28 de julho de 1823, deixou de ser estado colonial de Portugal, tornando-se província do Império do Brasil.

 

Em 2 de outubro de 1964, o então governador do Maranhão, Newton de Barros Bello,declara feriado estadual o dia 28 de julho,sancionando a Lei de número 2457,publicada no Diário Oficial de 7 de outubro de 1964.

 

Antecipação de Feriado

 

O SINDCONSTRUCIVIL –  São Luís-MA por intermédio de seu presidente sr. Humberto França Mendes mediante solicitação do Sinduscon e posterior contato com a superintendência regional do trabalho e emprego – SRTE-MA por seu superintendente Dr. Silvio Conceição Pinheiro, chegaram ao um entendimento,  e anteciparam para ontem (27/07/2015) o feriado de hoje (28/07/2015), por intermédio de acordo coletivo de trabalho entre as partes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =