Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Carreta contra a Hanseníase estará hoje na Praça Deodoro

 

O atendimento da Carreta da Saúde contra a Hanseníase continua no Maranhão. A Carreta estará, hoje (22), na Praça Deodoro, em São Luís, e, depois, parte para o interior do Estado, estando dia 24 em Itapecuru-Mirin, 25 em Miranda e 26 em São Mateus.

A prestação do serviço é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com as prefeituras municipais para garantir os atendimentos em 22 municípios maranhenses até o dia 20 de abril.

 

Com o serviço, a população poderá fazer testes clínicos voltados para a detecção da doença. A carreta é composta por cinco consultórios e um laboratório para diagnóstico e faz distribuição gratuita de medicamentos. O primeiro ponto de atendimento foi em São Luís, na última terça-feira (16) no bairro da Cidade Operária, onde três casos de Hanseníase foram identificados e encaminhados para tratamento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima da residência dos pacientes.

 

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae. Por meio do slogan ‘Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar’, a ação reforça a importância do diagnóstico precoce da doença como forma de prevenir as incapacidades físicas decorrentes do diagnóstico tardio, e lembra que a doença tem cura e o tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Já na quarta-feira (17), a Carreta esteve no bairro Coroadinho, na Avenida dos Africanos, próximo à Fundação Bradesco. Apenas no período da manhã 31 exames já haviam sido realizados com a detecção de quatro casos suspeitos.

 

Fonte: Suacidade.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + seis =