Considerações do Presidente Humberto França Mendes sobre o Manifesto dos Trabalhadores no dia 27/10

No dia 27 de Outubro o Sindicato esteve acompanhando um grupo de trabalhadores que na sexta-feira (22) estiveram em massa (cerca de 200 trabalhadores) em frente a Sede do Sindconstrucivil reivindicando a presença do Sindicato junto a eles em uma grande manifestação na Av. Dos Portugueses em frente a Compannhia Vale do Rio Doce.

O protesto, segundo os trabalhadores, é pelo fato das empreiteiras contratarem mão de obra de outros estados, não dando vagas aos trabalhadores daqui do Marnhão que residem nestas proximidades do bairro Anjo da Guarda.

Os trabalhadores afirmam que a Vale e a EMAP (Empresa Maranhense Portuária) trazem mão de obra de outros estados indevidamente. O Sindconstrucivil já esteve realizando um grande movimento anteriormente no ano de 2014 que gerou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga as empresas Vale e EMAP a contratem para suas obras a maior porcentagem dentro de seu quadro de funcionários de mão de obra local, ou seja, darem prioridade aos trabalhadores do Maranhão.

No entanto, os trabalhadores não se conformam e continuam afirmando que as empresas tiram os direitos deles.

Nesse sentido foi feita uma comissão entre esses trabalhadores desempregados, composta de seis pessoas, para estas empresas darem um parecer a eles.

O Sindconstrucivil se empenhou nesta luta, sendo o representante legal desta categoria, mostrando a sociedade que os Diretores do Sindicato lutam pelo direito dos trabalhadores.

Espera-se encontrar uma solução urgente para resolver esta questão.