Empresa Rocha e Rocha LTDA é fiscalizada pelo SINDCONSTRUCIVIL em São José de Ribamar

O SINDCONSTRUCIVIL esteve na Praia da Boa Viagem em São José de Ribamar, onde está sendo feita a pavimentação, colocação de meio-fio e rede de esgoto do Loteamento Residencial Ilha Verde de responsabilidade da empresa Rocha e Rocha LTDA.

Segundo a empresa Rocha e Rocha LTDA a obra pertence a Construtora Bato. Neste canteiro de obras onde possui mais de 50 trabalhadores, nenhum tem registro em sua CTPS; o canteiro também não dispõe de refeitório; os trabalhadores não possuem EPIs e nem fardamentos; não recebem alimentação e não têm água potável para consumo, trabalhando as mínimas condições.

Os trabalhadores precisam se deslocar cerca de 50 metros adentro do mato que tem ao redor do canteiro de obra, para beberem água em uma fonte à beira do Igarapé da Praia da Boa Viagem. O canteiro também não possui energia elétrica.

Os trabalhadores estão com mais de 40 dias sem receberem nenhum centavo. A obra começou desde o dia 20 de Setembro deste ano e até a presente data os trabalhadores não receberam seu salário e nem possuem data para receber.

A obra é localizado em uma lugar muito perigoso e o Sindicato solicitou por esta razão, que os trabalhadores tenham conta em banco, para evitar  serem assaltados  dentro do canteiro ao receberem seus pagamentos.

Para o Presidente, Humberto França Mendes, é um lugar que não tem a mínima condição de segurança e trabalho para os operários.  Os mesmos estão totalmente desprotegidos. A empresa foi notificada com um prazo de 10 dias para regularizar a situação. Após o dia 17 de Novembro o Sindicato retornará ao canteiro para constatar se o problema foi resolvido ou não. Caso não seja resolvido, a empresa será encaminhada ao Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho para serem tomadas as devidas providências. A empresa poderá até ser multada por estes órgãos competentes.

Há informações de que esta empresa também atua em outros locais como Panaquatira ainda em São José de Ribamar. "Esta obra do Loteamento Residencial Ilha Verde é serviço totalmente escravo e sem a mínima condição se trabalho". Finaliza o Presidente do SINDCONSTRUCIVIL.

Confira mais imagens na Galeria de Fotos