UFMG promove debate sobre plano de erradicação do trabalho escravo no Maranhão

Esteve presente na sede do SRTE-MA a convite da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e da CRISP (Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais) que tem como objetivo mapear situações de trabalho escravo contemporâneo no estado do Maranhão, o sr. Jorge Luís Mendes, 1º secretário do SINDCONSTRUCIVIL e Vice-presidente da FETICEMA –  Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado do Maranhão.

O debate se deu na forma de uma entrevista coletiva visando ouvir agentes da rede de combate ao trabalho escravo no Maranhão, formada por técnicos, autoridades e representantes da sociedade civil que conhecem a dinâmica desta problemática no estado. A pesquisa faz parte do projeto "Consolidando e Disseminando Esforços para a Erradicação do Trabalho Forçado no Brasil e Peru", implementado pela OIT, que busca acabar de vez com com o trabalho forçado nestes dois países.

Tanto o SINDCONSTRUCIVIL como a FETICEMA se orgulham em estar à frente no estado do Maranhão de uma incansável luta de desarticulação de alguns focos ainda existentes de trabalho escravo no nosso estado.