SINDCONSTRUCIVIL-MA dá assistência aos trabalhadores de sua Base Territorial nos municípios de Palmeirândia e São Bento

Com união e trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Construção Pesada de São Luís e de mais 39 municípios do Estado do Maranhão (Sindconstrucivil-MA)  leva até os trabalhadores de sua base territorial conscientização política e trabalhista.

Nesta terça-feira (13) o Primeiro Secretário Jorge Luís Mendes, o Diretor Social Lauro dos Inocentes Filho e o Diretor de Patrimônio Augusto Papa Machado bateram em retirada em direção ao interior do Estado para vistoriarem obras da Construção Civil e Construção Pesada. Os Diretores do Sindconstrucivil-MA passaram pelos municípios de Palmeirândia e São Bento.

Em Palmeirândia a obra visitada foi a construção do Portal da Cidade. A empresa responsável é a Construtora Galvão (Silva & Galvão LTDA- Epp CNPJ 17.757.325/0001-16) e infelizmente, nesta obra, todos os trabalhadores estão em situação irregular. Sem Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinadas, sem Equipamento de Segurança Individual e sem a  garantia de nenhum direito trabalhista.

Ainda em Palmeirândia, de propriedade da mesma empresa Galvão Engenharia, está sendo construída uma UBS (Unidade Básica de Saúde) onde os trabalhadores estão da mesma forma: Sem registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social e sem garantia de nenhum direito trabalhista. Os trabalhadores também não têm Equipamentos de Segurança Individual.

Em relação a Construtora Galvão, os trabalhadores concederam seus dados pessoais ao Sindicato que notificou a empresa para corrigir as irregularidades no prazo mínimo de 10 dias úteis. Caso contrário, esta empresa será encaminhada ao Ministério do Trabalho e Emprego e demais órgãos competentes para que seja punida legalmente por sua irresponsabilidade para com os trabalhadores.

Em São Bento, a obra visitada foi a Construção e Ampliação do Prédio da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). A empresa responsável é a Agrasty Construções LTDA. Nesta obra os trabalhadores estão com as Carteiras de Trabalho assinadas e de posse das mesmas. Os operários também estão com EPI (Equipamento De Proteção Individual), recebem refeições, tem acesso a banheiros e água para consumo.

Ainda assim, os Diretores Sindicais conversaram com os operários e os instruíram em relação aos seus direitos e deveres dentro da empresa e demais esclarecimentos trabalhistas.

Para os Diretores Sindicais, a visita foi proveitosa e de grande importância para os trabalhadores que necessitam da ação e presença do Sindicato nestes municípios. A expectativa é de que essas viagens aos interiores fiquem cada vez mais frequentes para assistir todos os trabalhadores da categoria da Construção Civil e Construção Pesada do Estado do Maranhão, onde a abrange a base territorial do Sindconstrucivil-MA.

Confira mais imagens na Galeria de Fotos: São Bento, Palmeirândia 1 e Palmeirândia 2