SINDCONSTRUCIVIL-MA faz blitz sindical no Centro Histórico de São Luís

O SINDCONSTRUCIVIL-MA (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Construção Pesada de São Luís e mais 39 municípios do estado do Maranhão) através de seu Presidente Humberto França Mendes, do 1º Secretário Jorge Luís Mendes, do Diretor Social Lauro dos Inocentes Filho e do Diretor De Patrimônio Augusto Papa Machado, realizou um Blitz Sindical no Centro Histórico da Capital.

A empresa R&G Verde Construções LTDA que está realizando a reforma e ampliação da Junta Comercial do Estado do Maranhão (JUCEMA ) na Praça Pedro II _ N.99/209 foi fiscalizada onde foram identificadas uma série de irregularidades: pagamento do salário dos trabalhadores em atraso; canteiro de obra sem água potável de qualidade para consumo dos trabalhadores e sem banheiros adequados para as necessidades fisiológicas dos mesmos; refeitórios inadequados para os trabalhadores, faltando melhorar as instalações; trabalhadores com apenas 1 fardamento, quando o correto é no mínimo 2 fardamentos e a empresa não recolhe o desconto de 1% do salário dos trabalhadores ao Sindicato para que os mesmos desfrutem dos benefícios do serviço médico. Quando os trabalhadores já concordaram com o desconto.

Uma notificação foi deixada com o responsável pela empresa dando um prazo de 10 dias úteis para que os problemas dentro da obra sejam corrigidos. Principalmente o pagamento dos trabalhadores no prazo de 48hs.

O Sindconstrucivil-MA esteve também ainda dentro do Centro Histórico na Reforma do Sobrado do Fórum Universitário do Curso de Direito da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) onde está operando a empresa Novo Horizonte Edificações LTDA. Esta empresa empresa se encontra com os mesmos problemas da empresa anterior.

O Sindicato também notificou a empresa com o prazo de 10 dias úteis para regularizar os problemas. Principalmente o pagamento dos operários em 24hs.

Caso as empresas não cumpram com as notificações, ambas serão encaminhadas para a Justiça do Trabalho para serem devidamente autuadas e punidas.

O Sindconstrucivil-Ma através da sua Diretoria, orienta os trabalhadores para que procurem o Sindicato e denunciem aquilo que está errado nas empresas em que trabalham. Pois o Sindicato não tem condições de saber o que acontece em todas as empresas. Por isto, ser tão necessário a colaboração do trabalhador e sua denúncia.

Confira mais imagens na Galeria de Fotos