Central Engenharia e Construção LTDA é fiscalizada na Vila Maranhão
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Construção Pesada de São Luís e mais 39 municípios do estado do Maranhão – SINDCONSTRUCIVIL-MA esteve na Vila Maranhão, em seu intenso trabalho de fiscalização.
A empresa que está atuando neste canteiro é a Central Engenharia e Construção LTDA. A obra é a construção de um posto de combustível e lojas de conveniências. Os presentes na fiscalização foram: o Presidente Humberto França Mendes, o Diretor Social Lauro dos Inocentes Filho e o Diretor de Arquivos e Memória José dos Santos Ferreira.
O Sindicato está verificando com os trabalhadores se a situação com os mesmos está regular ou não.
Foi constatado que nenhum trabalhador está de posse de sua CTPS ( Carteira de Trabalho e Previdência Social). Ou seja, a Carteira de Trabalho está com a empresa Central Engenharia e Construção LTDA. Fato que aponta que a empresa não registrou estes trabalhadores. Pois se assim o fizesse, já teria entregado as CTPS aos operários.
Os trabalhadores também reclamam da água do bebedouro que seria imprópria pra consumo.
DEMAIS IRREGULARIDADES CONSTATADAS:
*Não recebem alimentação.
*Não receberam fardamento da empresa nem Equipamentos de Proteção Individual.
*Não recebem Vale Transporte. A maioria dos trabalhadores utilizam suas bicicletas para se locomoverem de casa para o trabalho e do trabalho pra casa.
*Recebem abaixo do Piso da Categoria estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho da Construção Pesada.
O Sindicato irá notificar a empresa dando um prazo de 10 dias úteis para correção das irregularidades. Após este prazo, a empresa não cumprindo com a notificação, o Sindicato preparará um ofício para encaminhar ao Ministério do Trabalho e Ministério Público.
O Sindconstrucivil-MA, através de seu Presidente, Humberto França Mendes, orienta os trabalhadores para não assinarem nenhum documento da empresa com dúvida. Antes, procure o seu Sindicato e se esclareça, pois a nova Reforma Trabalhista prejudicou os trabalhadores que agora sofrem com a retirada de seus antigos direitos.
Confira mais imagens na Galeria de Fotos