Sindconstrucivil-MA ampara seus trabalhadores em obras na cidade de São José De Ribamar

O Presidente do Sindconstrucivil-MA, Humberto França Mendes, juntamente com o 1º Secretário, Jorge Luís Mendes, o Diretor Social, Lauro dos Inocentes Filho e o Diretor de Arquivos e Memória José dos Santos Ferreira, estiveram em uma intensa Blitz Sindical.

A obra visitada foi da Prefeitura de São José de Ribamar: "Pavimentação, Drenagem e Urbanização dos trechos que envolvem os bairros Vila Flamego, Vila Luisão, Vila Kiola, Vila J. Lima, Vila Sarney Filho I, Jardim Tropical incluindo a Avenida Paraíso."

A empresa que aparece como responsável é a Enciza Engenharia LTDA e a fonte de recursos da obra é de origem municipal e estadual.

Além de trabalhadores da empresa Enciza Engenharia LTDA, foram encontrados trabalhadores das empresas Agrocil Agronegócios e Construção LTDA e da Central Engenharia LTDA. Estas três empresas formam uma espécie de consórcio de mesmo proprietário.

A empresa BRK Ambiental também foi encontrada com trabalhadores irregulares prestando serviço para a Enciza Engenharia LTDA.

No geral, a grande maioria dos trabalhadores está em situação irregular de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os trabalhadores se encontram: sem Registro nas Carteiras de Trabalho, sem Equipamentos de Proteção Individual adequados, sem instalações adequadas em seus locais de trabalho (bebedouros, refeitórios e etc), sem receberem os benefícios da Convenção Coletiva de Trabalho e salários apropriados de acordo com a mesma.

Foi realizado o trabalho de Sindicalização e conscientização de todos esses trabalhadores, além de serem colhidos seus dados para o encaminhamento de ofício denunciando estas irregularidades ao Ministério do Trabalho e Emprego.

O Sindconstrucivil -MA continua na luta para o fortalecimento dos direitos dos trabalhadores junto à classe.