Trabalhadores do Grupo SFTB são fiscalizados pelo SINDCONSTRUCIVIL-MA

O Sindconstrucivil -MA esteve visitando as obras do Grupo SFTB (obras de drenagem e construção de sarjetas e bueiros na Vila Luizão, Divinéia e Olho D”Água). Nesta empresa a única reclamação dos trabalhadores é referente ao pagamento das horas extras que eles estão fazendo.

Em relação ao salário e cesta básica, todos estão recebendo corretamente de acordo com a Convenção Coletiva da Construção Pesada celebrada com o SINICON. Alguns trabalhadores relatam que a empresa afirmou que só iria pagar as horas extras deles quando eles fossem desligados.

Isto nos preocupa, porque não existe esta orientação em lei. A hora extra sempre é feita de acordo com a necessidade da empresa e o pagamento dela é feito no período em que está em vigência o contrato de trabalho. Os trabalhadores não são obrigados a fazerem hora extra e o limite é de até 2h diárias.

Então, quando a hora extra é feita, a empresa precisa pagar corretamente. Neste sentido, o Sindicato desconhece essa linguagem da empresa de só pagar a hora extra quando os trabalhadores forem desligados. Os trabalhadores não podem ser prejudicados por isso.

O Sindicato vai preparar um ofício e vai encaminhar para empresa cobrando que sejam pagas as horas extras dos trabalhadores da maneira correta. Apesar do Presidente do Sindicato, o Sr. Humberto França Mendes não ter acompanhado esta fiscalização, as mesmas seguem a todo vapor.